terça-feira, 17 de agosto de 2010

São os sonhadores...

"Todos nós temos necessidade de ser olhados.
Podemos ser classificados em quatro categorias, segundo o tipo de olhar sob o qual queremos viver.
A primeira procura o olhar de um número infinito de olhos anônimos, em outras palavras, o olhar do público.(...), é também o caso do jornalista de queixo comprido. Estava habituado com seus leitores, e quando a revista foi fechada pelos russos, teve a impressão de que vivia numa atmosfera mil vezes rarefeita. Para ele, ninguém podia substituir o olhar dos desconhecidos. Sentia-se sufocar. Até que um dia compreendeu que estava sendo seguido a cada passo pela polícia, que estava sendo escutado enquanto falava ao telefone e até mesmo discretamente fotografado na rua. De repente, olhos anônimos o seguiam por toda parte, e ele pôde respirar de novo! (...)
Na segunda categoria, estão aqueles que não podem viver sem o olhar de numerosos olhos familiares. São os organizadores incansáveis de coquetéis e jantares. São mais felizes que os da primeira categoria, que, quando perdem seu público, imaginam que a luz se apagou na sala de suas vidas. É o que acontece a quase todos mais dia, menos dia. As pessoas da segunda categoria, pelo contrário, sempre conseguem arrumar quem as olhe.
(...)
Em seguida, vem a terceira categoria, as que tem necessidade de viver sob o olhar do ser amado. A situação deles é tão perigosa quanto a daqueles do primeiro grupo. Basta que os olhos do ser amado se fechem para que a sala fique mergulhada na escuridão.
(...)
Por fim, existe a quarta categoria, a mais rara, a dos que vivem sob olhares imaginários dos ausentes. São os sonhadores.(...) Foi o que o incentivou a lhe escrever uma carta. Não pedia resposta. Só desejava uma coisa: que Tomas pousasse o olhar na sua vida."


Milan Kundera - A Insustentável Leveza do Ser


livro maravilhoso, super recomendado ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário